ACOSTA, Daniel

Arte y ciencia

O Autor analisa a relação Arte e Ciência e termina por concluir:

Creo que ser muy optimista, en estas circunstancias, del abuso de los medios electrónicos es ingenuo. Conformar una sociedad en libertad y democracia real no alcanza, solamente, con mas ciencia y técnica.
En ese sentido los aportes del arte y otras disciplinas afines, a mi entender, contribuirán a mejorar las relaciones humanas y no a quemar las naves antes de arribar a puerto.

acostaterra@fibertel.com.ar


ANTONIO, Jorge Luiz

Ana Maria e a Dança das Letras

Resumo: Um artigo que mostra como a poesia da argentina Ana Maria Uribe é tão viva que sai das páginas impressas, tem a versatilidade de se adaptar aos meios impressos e eletrônicos e de explorar cada um deles de forma criativa e atraente.

jlantonio@uol.com.br


ANTONIO, Jorge Luiz

David Daniels: uma poesia para ser lida e vista

Resumo: Trata-se de uma resenha sobre a Poesia Visual de autoria do poeta americano David Daniels, mostrando que os recursos da poesia, nas infinitas tentativas de entrecruzar linguagens, são inesgotáveis. O legado poético da humanidade é exemplo inconteste disso: a cada poeta que conhecemos muitas surpresas agradáveis surgem, graças às inúmeras estratégias utilizadas, dentre as quais a migração que a poesia vem fazendo do meio impresso para o eletrônico.

Pesquisador, poeta, professor universitário, natural de Itu, Estado de São Paulo, Brasil, formado em Letras (Português e Inglês), autor de "Almeida Júnior através dos tempos" (1983) e "Cores, forma, luz, movimento: a poesia de Cesário Verde" (2001, no prelo), desenvolve doutorado em poesia digital no Programa de Comunicação e Semiótica da PUC SP.

jlantonio@uol.com.br


ANTONIO, Jorge Luiz

A Questão dos Gêneros

Resumo: Resenha sobre a Revista Symposium: Ciências, Humanidades e Letras. Recife, PE, Universidade Católica de Pernambuco, ano 5, nº 1, janeiro-junho 2001.

Pesquisador, poeta, professor universitário, natural de Itu, Estado de São Paulo, Brasil, formado em Letras (Português e Inglês), autor de "Almeida Júnior através dos tempos" (1983) e "Cores, forma, luz, movimento: a poesia de Cesário Verde" (2001, no prelo), desenvolve doutorado em poesia digital no Programa de Comunicação e Semiótica da PUC SP.

jlantonio@uol.com.br


ANTONIO, Jorge Luiz

Sobre a Poesia Digital

Resumo: Este artigo tem a intenção de apresentar algumas estruturas ou elementos constitutivos de uma atividade poética que vem sendo explorada nos meios eletrônico-digitais (computador, rede, internet, disquete, cd-rom): a poesia digital. O presente estudo apresenta uma certa semelhança com o que podemos denominar inicialmente de um percurso da poesia através dos tempos e dos meios de expressão, partindo da poesia verbal que se mostra visual (Cesário Verde) para uma poesia hipermídia interativa (Philadelpho Menezes e Wilton Azevedo) ou a pela poesia-imagem-som digitais (Jim Andrews). É o uso poético da palavra que se adequa às mais diferentes técnicas e tecnologias como forma de comunicação poética.

Pesquisador, poeta, professor universitário, natural de Itu, Estado de São Paulo, Brasil, formado em Letras (Português e Inglês), autor de "Almeida Júnior através dos tempos" (1983) e "Cores, forma, luz, movimento: a poesia de Cesário Verde" (2001, no prelo), desenvolve doutorado em poesia digital no Programa de Comunicação e Semiótica da PUC SP.

jlantonio@uol.com.br


ARANTES, Priscila

O Espaço Fluido da XXV Bienal de São Paulo

Resumo: Análise de alguns trabalhos da categoria net.art apresentados na XXV Bienal de São Paulo.

Priscila Arantes é formada em filosofia pela Universidade de São Paulo (USP) e doutoranda no Programa de Comunicação e Semiótica da PUC/SP com projeto na área de arte e novas tecnologias. É professora de história da arte e estética da Universidade Anhembi-Morumbi.

priaran@terra.com.br


AZEVEDO, Wilton

Hiperdesign: Uma Cultura do Acesso

RESUMO: O hiperdesing vai além dos conceitos ortodoxos de forma, função e otimização, incorporando, sim, o movimento, a interatividade, a imagem-corpo. Não há mais a idéia de "solidão dos códigos": os sistemas de linguagem que, em seu berço sintático, são arbitrários como fonte agora são determinados pelo fato de nenhum código sobreviver sozinho na era da Hipermídia.

Artista plástico, designer gráfico, poeta hipermídia, Doutor em Comunicação e Semiótica, PUC-SP, professor, pesquisador da Universidade Presbiteriana Mackenzie do curso Educação, Arte e História da Cultura, e Comunicação e Artes, vice-diretor da área de Letras, Artes, Comunicação e Ciências Educacionais. Publicou O que é
Design
pela editora brasiliense, Os Signos do Design, pela Global, e Interpoesia, a Poesia Hipermídia Interativa - Cd Rom pela Fapesp, tendo como co-autor Philadelpho Meneses.

wiazeved@terra.com.br


AZEVEDO, Wilton

Hiperdesign: A culture of access

ABSTRACT: Hyperdesign is going beyond orthodox concepts of form, function and optimization and is now incorporating movement and interactivity to corporal image. Gone is the idea of "solitary codes": language systems that in their syntactic cradle are arbitrary as a source, now they are determined by the fact of no code being able to survive alone in the era of Hypermedia.

Wilton Azevedo is a designer, head of Interface Multimedia Studio, professor of design at Instituto Mackenzie and Foundation Armando Alvares Penteado (São Paulo) and author, among others, of the book O que é design (What design is)
Published by Editora Brasiliense.

wiazeved@terra.com.br