Ana Maria e a Dança das Letras
Jorge Luiz Antonio

A poesia da argentina Ana Maria Uribe é tão viva que sai das páginas impressas, tem a versatilidade de se adaptar aos meios impressos e eletrônicos e de explorar cada um deles de forma criativa e atraente. Ler o livro impresso nos oferece as palavras espacializadas, que evocam som,
movimento e imagens. O cd-rom ou o sítio nos traz sons e movimentos bastante encantadores: são letras e cores que dançam, dialogam, encantam, nos fazem rir e pensar. Na página inicial, o barulho do tique-taque do relógio marca uma espécie de tempo de leitura: um ruído forte e repetido que convida o visitante a continuar o seu caminho, a não parar, a ler mais e mais: http://amuribe.tripod.com ou em http://vispo.com/uribe.


Ana Maria Uribe, de Buenos Aires, é autora de: Tipoemas (1968), criados com a máquina de escrever Lettera; Anipoemas (1997), recria
dos para a web; Escaleras y Otros anipoemas, seleção de sua obra em cd
com; Tipoemas y Anipoemas (livro artesanal) e El circo: El gran desfile
(edição russa de Eter Panji da coleção World Visual Poetry).


O sítio foi construído com a mesma concisão dos seus poemas: os
caminhos são claros, fáceis e agradáveis, sem imagens que demoram a
ser carregadas, o que revela suavidade e efeito poético.


Sons, ruídos e vozes acompanham todas as palavras espacializadas que se movimentam. O comportamento das letras dançantes indicam atividades cotidianas, corriqueiras, auto matizadas, constantes, mas nos surpreendem pelo tom alegre, lúdico e reflexivo. É o que podemos observar em algumas palavras-títulos como: Burbujas, Panorama desde un tren, Gimnasia, Se largó, tren en marcha, otono, De Parménides a j.-P. Sartre, Bowling, Guggenheim Museum, Hojas Rojas Secas, entre outras.
As entrevistas da poeta - http://www.uiowa.edu/--iareviewltirweb/feature/uribe/ uribe.html e
http://www.officinadopensamento.com.br/officina/entrevistasl entre-vistas_ana_maria_uribe.htm - são muito interessantes e nos ajudam a conhecer a pessoa que fez essa poesia alegre, lúdica e reflexiva.