English                        Français
 
Como se formou o "MUSEU DO ESSENCIAL E DO ALÉM DISSO"
Conheça o Projeto do Museu / 2002


     A revista eletrônica Arte on Line foi publicada pela primeira vez em setembro de 2000, de forma quase amadora, por sua editora responsável, a pesquisadora e artista visual Regina Célia Pinto. Contudo, apesar disso, fez bastante sucesso — o "site" foi muito visitado e foram recebidos vários e-mails que demonstraram bem a aceitação do seu conteúdo.

Para a segunda edição, que foi lançada em janeiro de 2001, foi preparado então um projeto que previa a publicação de cinco números ao todo. Com este projeto a revista tornou-se profissional e ganhou mais dois editores cariocas — Marcelo Frazão e Paulo Villela, além de inúmeros colaboradores de várias regiões do Brasil e do mundo, entre os quais sempre se destacou por seu interesse e boas sugestões, o paulista Jorge Luiz Antonio, que acabou se transformando em consultor de publicações da revista.

Entre os colaboradores internacionais, o primeiro deles foi Reiner Strasser, alemão de Wiesbaden. Ele e Jorge Luiz Antonio, divulgaram a nossa publicação na lista Webartery, do canadense Jim Andrews, que nos prestigiou mais tarde com um "link" em sua conhecida url: http://www.vispo.com. Nos países de língua espanhola muito do nosso sucesso se deve ao sensível e muito amável poeta uruguaio Clemente Padim. Este último, por sua vez, nos foi apresentado pelo casal carioca Neide Dias de Sá e Álvaro de Sá, que também ajudaram com os seus conhecimentos sobre poesia experimental e livro-objeto.

Foi assim que uma revista brasileira muito séria mas que nunca esteve ligada a nenhuma instituição universitária e muito menos teve apoio financeiro ou patrocínio de quem quer que fosse, elaborada num modesto computador doméstico carioca, alcançou o primeiro mundo e tornou-se respeitada, ganhando entre outros, um "link" no E-poetry 2001 Festival, realizado em Buffalo, no estado americano de Nova York, que hoje é um centro de referência universitária para a poesia. Além disso, também sua quarta edição foi considerada o "site" do mês de janeiro na Universidade do Mississipi. Ao mesmo tempo, a Professora brasileira Diana Domingues, autora do conhecido livro "Arte e Tecnologia no século XXI", nos honrou, enviando para Arte on Line 3, um artigo sobre o projeto INSN(H)AK(R)ES que desenvolve com artistas e cientistas na Universidade de Caxias do Sul.

Através do Projeto Fronteiras, lançado em Arte on Line 3, também foi que travamos conhecimento e divulgamos o trabalho de Joéser Alvarez, um artista da amazônia brasileira que utiliza o digital de forma extremamente contemporânea e que reside em Porto Velho / Rondônia,.

Os fatos acima, por si só já comprovam o acerto de nosso projeto inicial, onde escrevemos que a publicação de uma revista de Arte da maneira tradicional envolveria altos custos e atingiria um público muito restrito. Afirmamos naquele projeto que seria oportuna e muito contemporânea a publicação de uma revista sobre Arte na Internet. Essa publicação teria como especificidade a ausência de fronteiras. Nela publicaríamos artigos, ensaios, trabalhos e entrevistas de artistas e críticos do mundo inteiro, não importando se vindos do primeiro ou do terceiro mundo — nossa seleção sempre teria como critérios essenciais a contemporaneidade e a qualidade.

O projeto que foi elaborado em novembro / dezembro de 2000 teve então como justificativa:

A Arte Contemporânea apresenta um viés que cada vez mais é utilizado mas que ainda tem sido muito pouco estudado: a dobradinha Arte e Tecnologia. A maioria dos artistas e do grande público desconhece inclusive que muito mais do que uma ferramenta, o computador está fazendo surgir novas linguagens artísticas. E é nestas linguagens e na contemporaneidade da proposta que a revista "Arte on Line" investirá sempre.

A INTERNET é um meio que pretende ser democrático. Apresentar as idéias no ciberespaço é um direito de todos. Uma das boas características da globalização é o fato de permitir a troca de experiências em âmbito nacional e internacional. Arte on Line levará a Arte Brasileira atual aos grandes centros artísticos e trará a Arte destes centros para o Brasil, numa inédita experiência de net.jornalismo.

E como objetivos:

Editar e publicar cinco exemplares de uma revista, trimestral, sobre Arte Contemporânea, na Internet - "Arte on Line ", que tivesse como enfoque principal a Arte e a Tecnologia, discutindo e divulgando a contemporaneidade do assunto.

Utilizar o poder da globalização para proporcionar uma troca de experiências artísticas mais rica, porque sem fronteiras; mas dando ênfase à Arte Contemporânea Brasileira.

Criar um espaço de reflexão artística e científica que permitisse novas soluções para velhos problemas como a hegemonia de alguns grupos e dos grandes centros no universo da Arte.

Lançar um olhar indagador sobre a utilização da tecnologia na arte. Verificar novas possibilidades e linguagens, detendo-se principalmente no binômio computador / contemporaneidade nas Artes Plásticas.

Abrir um espaço para a poesia visual e para o livro-objeto, livro de de artista ou livro-obra, que se afirmam cada vez mais como tendências contemporâneas e devem se desenvolver muito com as novas técnicas de computação gráfica, de sonorização e de animação para a Internet.

Hoje estamos lançando Arte on Line 5, e, olhando para o nosso projeto inicial de dezembro de 2000, podemos ver claramente que conseguimos atingir plenamente os objetivos a que nos propusemos. Sendo assim, decidimos não encerrar Arte on Line nesta quinta edição, como havíamos previsto anteriormente, mas sim transformá-la no "Museu do Essencial e do Além Disso", um "work in progress", que trará o essencial das edições anteriores de Arte on Line ( que continuarão existindo apenas em cd-rom) e o além disso — as novas contribuições que formos recebendo daqui para frente.

Rio de Janeiro, 19 de julho de 2002.
Regina Célia Pinto