----------------
 
 
   
 
O QUE É SER ARTISTA?
 
Marcelo Frazão        
 

 

O que é um artista? Um artista é tudo o que ele quiser ser!

Artista é antes de tudo um ser com vocação religiosa. Existem sim muitas mitologias mas antes existe o poder de vir a ser descoberto pela mídia para tornar-se um ser mítico - é desta forma que se separa o joio do trigo. O artista não esta interessado em aparecer antes do seu trabalho. O que vemos é uma especulação por parte do público e da mídia em torno da figura do artista - talvez sua história venda mais que seu trabalho.

Artistas torturados sempre existiram e sempre existirão. As obsessões diferem - a minha, por exemplo, vem do medo de fazer uma arte medíocre. Os artistas são pessoas iguais às outras. De onde vem a diferença? Talvez de ma sensibilidade mais aguçada - como a de um xamã.

Quanto a parte monetária da questão, digo sempre aos meus alunos o seguinte: (não que seja uma verdade, mas pelo menos um substituto) - Vocês primeiro devem se perguntar o que desejam da Arte e ser muito honestos com vocês mesmos na resposta. São três os caminhos:

                  A satisfação pessoal
                  O desejo da fama
                  Ganhar dinheiro

Não é impossível conseguir os três ao mesmo tempo, mas difícil. Então para que não haja a possibilidade de erro, é necessário a honestidade - para evitar decepções com a Arte. Uma vez um professor me disse: " Os amigos e amores te abandonam um dia, a Arte nunca vai te abandonar, você é que pode abandoná-la.